O Parque Natural Municipal do Taboão

Escondida no vale do Rio do Peixe o belo e charmoso distrito de Taboão possuí diversos atrativos naturais e culturais. Casarões coloniais e sua linda igreja Matriz cercados de montanhas compõe a vila. Cercado de cachoeiras no entorno da vila, foi recém criado no distrito uma Unidade de Conservação com três Cachoeiras (Crianças, Presépio e Remanso), gruta, matas e belas formações rochosas, o Parque Municipal de Taboão vem se estruturando para receber melhor os turistas que visita a localidade. Além da Serra da Bandeira o ponto mais alto do município com 1.733 metros de altitude com uma visão espetacular.

Distrito de Taboão

Atrativos:

Vila de Taboão - Matriz de São Sebastião - Parque Municipal de Taboâo - Complexo das Três Barras - Rio do Peixe Cachoeira do Joel - Serra da Bandeira.

Parque Natural Municipal do Taboão

O parque está aberto à visitação todos os dias da semana e faz o pequeno vilarejo do Taboão um roteiro ainda mais especial.

 

Venha conhecer!

1/2
 

Galeria de fotos - clique para ampliar.

 

História do distrito de Taboão

  A Serra da Bandeira, onde é localizado o distrito de Taboão, era a passagens dos bandeirantes que viam de Barbacena e São João Del Rei com ouros e pedras preciosas em tropas de cavalos para o Rio de Janeiro. Havia também extração mineral na Serra da Bandeira


  Neste período foram construídos ranchos e pequenas acomodações para pouso e descanso. Logo veio a idéia de construir uma capela de pau-a-pique para fazerem suas orações. Antigamente este local recebia o nome de Arraial do Chora. A extração mineral na região não foi de grandes jazidas, ocasionando no fim das minerações em um curto espaço de tempo. Dando início a agropecuária de pequeno porte e de subsistência, atividade que caracteriza como a principal fonte econômica da região até os dias atuais. 


  O acesso era muito difícil, pois existia um grande brejo e muita lama, os moradores colocaram sobre o brejo muitas tabuas grandes, “tabuão” para poderem passar o carro de boi que trazia tijolos para a construção na nova igreja (terras doadas por “Zeca do Espigão”). Em 1842 construíram a nova capela coberta de telhas, forrada e assoalhada, teve uma separação em madeira e funcionava como sacristia, denominada Capela São Sebastião.

A partir daí o Arraial do Chora foi substituído por São Sebastião do Taboão. 

  O distrito de São Sebastião do Taboão foi criado por lei provincial n 1.907 de 19 de junho de 1872, o distrito pertencia ao município de Rio Preto. A lei estadual 843 de 7 de setembro de 1923 deu ao distrito o nome de Taboão. Pelo decreto lei Municipal 1.058, em 1944 o distrito de Taboão passou a figurar como distrito de Bom Jardim de Minas. 

  O distrito está localizado em um trecho da Estrada Real, onde segundo o mapa oficial do Instituto, ocorre a junção das bordas do caminho novo com o caminho velho. Devido a sua importância como ponto de apoio para viajantes e tropeiros, entre outros fatores, o povoado de Taboão foi desenvolvendo e ganhando importância. 

 

  Em 1983 foi construído no alto da Serra da Bandeira em Taboão o cruzeiro de concreto em seu topo maior, aproximadamente 3 metros de altura aos 1.733 metros de altitude, um marco religioso regional.. 

Roteiros

Cachoeiras e aventuras

Gastronomia

As tradições e sabores