Conheça tudo sobre Bom Jardim de Minas

Clima, Geologia e Hidrologia

A região apresenta clima tropical de altitude mesotérmico, com inverno frio e seco e chuvas elevadas no verão, levando em consideração a situação da latitude e da altitude variando entre 990m a 1733m. As diferenças de relevo influenciam as características climáticas, com acréscimo de umidade e pluviosidade, e decréscimo das temperaturas nas áreas de serras. De acordo com as médias regionais, o inverno chega a ser muito frio, o mês mais frio, Julho, tem aproximadamente médias de 13 e 16°C, máximas diárias médias de 22 e 23°C e mínimas de 5 a 10° podendo chegar ainda com mínimas absolutas de até 0°C, nesse caso pode gear.

Os planaltos e montanhas de Bom Jardim de Minas

Fonte: Felipe Faria Teixeira - Turismólogo

História

Conheça a história da cidade

Estradas de ferro

Pelos dos trilhosdo trem

Artigos acadêmicos

Leia mais artigos, textos e livros sobre

Bom Jardim de Minas

A região faz parte dos Planaltos do Rio Grande, inseridano sistema geológico da Serra da Mantiqueira, ocorre em grandes quantidades o Quartzito e em alguns trechos rochas cristalinas do Gnaisse Piedade, sobre estas rochas, localmente, desenvolvem-se solos tipos Cambissolos álicos, e Latossolos vermelho – escuro.

As rochas da Serra da Mantiqueira são representadas por xistos e quartzitos subordinados, apresentando localmente caráter metamórfico de mezona ou termos gnáissicos intercalados. Os xistos geralmente apresentam granulometria fina – média e, mineralogicamente, são constituídos de quartzo, plagioclásio sódico, biotita, moscovita e granada (almandina). Os acessórios mais comuns são a hornoblenda, epídoto, apatita e magnetita. Entre as principais formações rochosas e mineralógicas ocorrentes na região estão:

• Minerais: Quartzo, Mica, Caulim, Ferro, Feldspatos.

• Rochas Magmáticas: Granito

• Rochas Metamórficas: Quartzito, Gnaisse, Micaxisto, Migmatito.

• Rochas Sedimentares: Arenito, Arcózio, Argila, Conglomerado.

 

 

Hidrologia 

 

A região de Bom Jardim de Minas está localizada sobre um divisor de águas de duas importantes bacias Hidrográficas, a bacia do Rio Grande e a bacia do Rio Paraíba do Sul. O município apresenta muitos córregos afluentes dessas bacias como: o Rio do Peixe, Ribeirão Imbutaia, Ribeirão do Taboão, Ribeirão da Jacutinga I, Córrego das Três Barras, Córrego da Serra da Bandeira, Córrego do Goiabal, Córrego do Ataque, Córrego do Milho Branco, Córrego do Palmital entre outros córregos e ribeirões sem denominação.

Geologia